Pular para o conteúdo principal

Adenectomia Apócrina Axilar - Bromidrose e sudorese

Médico cirurgião: Alexandre Kataoka
CRM: 112497
Endereço: Avenida Paulista, 2494, Bela Vista, São Paulo - SP

Primeira consulta: 12/02/2018
Nesta primeira consulta o Dr. Alexandre vai entender sua solicitação, verificar a região onde será feita a cirurgia, explicar como funciona, quais os resultados esperados, os riscos e também é possível tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia com ele. No caso desta cirurgia ele inclusive alerta que ficarão cicatrizes, que serão grandes e que há sim um risco, ainda que pequeno, da cirurgia não ser 100% eficaz, dependendo de diversos fatores.

Data da cirurgia: 09/03/2018

Onde foi feita a cirurgia: Hospital Ruben Berta

Observação:
Com a data da cirurgia marcada, a recomendação foi a de tomar vitamina C 1 vez ao dia, começando 15 dias antes da data da cirurgia, para ajudar na cicatrização.

Como foi a cirurgia:
A cirurgia em si foi super tranquila, feita com anestesia local, que nem vi, pois já tinha adormecido com o remédio aplicado na veia.
Fui operada pela manhã e no final da tarde (começo da noite), já estava liberada para voltar pra casa. Neste meio tempo fique acomodada num quarto individual.
Foi retirado um bom pedaço de pele da área central (onde estavam a maior parte das glândulas) e na regiões periféricas mais glândulas foram aspiradas (porque eu tinha muitas).
Para o fechamento dos cortes foi utilizada a cola cirúrgica e um ponto ao final de cada corte.

Primeiro retorno: 14/03/2018 (ocorreu 5 dias após a cirurgia e os curativos foram retirados)

Como foi a recuperação:
A recuperação é MUITO chata.
Primeiro que não pode tomar banho nas primeiras 48h. Depois o curativo não pode ser molhado até o primeiro retorno, que ocorreu 5 dias depois, em 14/03/2018. Além disso, há a restrição de movimentação dos braços, já que os cortes são grandes, visíveis da parte da frente (abaixo do ombro) até a parte de trás do corpo. Os cortes são feios sim, mas nada realmente assustador, na minha opinião.
Ah sim, tive uma alergia horrível ao micropore por tantos dias na pele, formaram-se bolhas e coçavam enlouquecidamente (e o conjunto todo ficou mais feio ainda), o Dr. Alexandre me prescreveu Betametasona creme, 2 vezes ao dia. Em 2 dias as bolhas haviam secado e a coceira havia passado.
Tem um lista de restrições e há restrições inclusive na posição de dormir (que era muito incômoda e me fez dormir muito mal por 2 semanas inteiras). Lembrando que no banho não podia esfregar os cortes.
Com isso, especialmente na primeira semana, você fica dependente da ajuda de alguém para tudo, especialmente tomar banho, se vestir, passar a medicação nos cortes (Rifocina, que forma “casquinhas” onde encosta, dica: para passar usava um plástico no momento de borrifar o spray e 1 cotonete para pegar o remédio e passar, depois secava a medicação com o secador de cabelo com ar frio, pois onde o remédio encosta, ele mancha). Minha mãe me ajudou em tudo, graças a Deus! Então tenha em mente que precisará da ajuda de alguém pelo menos na primeira semana inteira. Também não consegui nem lavar os cabelos, tive que ir ao salão para lavar. Fora que com o tanto de medicamentos para evitar dor e infecção, a primeira semana é um caos emocional, de tão dopada e dependente (da ajuda de alguém) que a gente fica. Basicamente só sentia vontade de dormir e chorar (não de dor, mas pela frustração de não conseguir fazer as coisas sozinha, sim, sou dessas, hahaha!).
Ou seja, não senti dor alguma, de verdade; a parte ruim foi o incômodo de mal me mexer e a sensação ruim do corte, mas dor, nenhuma mesmo.

Fiquei muito tensa nas 2 primeiras semanas, pois tudo era muito novo (no sentido de eu nunca ter passado por nada nem parecido com isso, digo, uma cirurgia com corte), então não sabia se os incômodos e dores (na verdade mais uma super sensibilidade em toda região ao redor dos cortes) eram os esperados e até se a cicatrização estava indo bem; fora o medo imenso que tive dos cortes abrirem por 3 semanas, pois havia lido em fóruns na internet de várias pessoas que haviam feito e que o(s) corte(s) tinha(m) aberto. De tão tensa que fiquei, tive torcicolo na segunda semana e precisei tomar relaxante muscular. Além disso, tive uma leve atrofia muscular (e dor) no braço direito e não conseguia estendê-lo completamente (movimento que recuperei fazendo exercícios com aquela bolinha de fisioterapia e ir estendendo o braço por 10 segundos até o limite e sem forçá-lo).
Até a 3ª semana os cortes incomodam bastante, pois parece que tem um aro rígido (como aqueles de sutiã) embaixo de cada braço, mas os cortes vão começando a cicatrizar melhor, apesar de toda a região ainda estar bastante sensível e meio dolorida.

Segundo retorno: 04/04/2018 (25 dias após a cirurgia)

O Dr. Alexandre verificou que a cicatrização estava indo bem e dentro do esperado, como os cortes já estava bem secos, suspendeu a Rifocina e me passou uma outra pomadinha para ajudar na cicatrização e previnir a formação de quelóides (já que tenho esta propensão), a Skimatix (ela é cara, mas de fato suaviza o aspecto da cicatriz).
Cheguei lá com muitas dúvidas, fiz até uma listinha de perguntas e ele me respondeu tudo com a maior paciência e simpatia do mundo, ou seja, além de um excelente cirurgião, ele é muito bacana!
A questão mais relevante era a sensação que comecei a ter a partir da 4ª semana, uma sensação de repuxamento nos cortes, tanto que de vez em quando, a sensação era de que ia rasgar caso eu fizesse algum movimento mais amplo. Ele me tranquilizou dizendo que era absolutamente normal e que era por conta da cicatrização, que eu ainda teria essa sensação por 3 ou 4 meses, mas que como nossa pele é elástica, conforme a movimentação (sem extremos exageros na extensão, respeitando nosso corpo) a elasticidade do movimento vai voltando ao normal.
Outra coisa importante, só é liberado tomar sol na cicatriz depois de 3 a 4 meses, então para sair, tenho usado blusinhas com manguinhas, para ao menos cobrir os cortes.
E ainda continuo tomando a vitamina C todos os dias.
Na hora de passar Skimatix nos cortes, ainda há uma certa sensibilidade nos cortes, mas sem dor (ao encostar) agora.

Depois de pouco mais de 1 mês após a cirurgia, em 11/04/2018, talvez por estar forçando um pouco mais (apesar de ser sem exageros, mas acho que aconteceu mesmo durante a noite, ao virar de lado na cama), abriu um pedacinho do corte do meu braço esquerdo, na parte de trás, mas tem no máximo 1 cm de comprimento e 1 mm de largura, por ser tão pequeno, a recomendação é apenas que eu seque bem o local após o banho.

Terceiro retorno: será 4 meses depois da última consulta, em torno de 04/08/2018 (em torno de 5 meses após a cirurgia)

Motivos para eu ter optado pela cirurgia:
Há muitos e muitos anos atrás, na minha adolescência, eu usava aqueles desodorantes spray comum (acho que usava o Banho a Banho, nem sei se ainda existe), depois de alguns anos usando, começou a me dar alergia; passei a usar então o desodorante roll-on (e aí foram várias marcas, Rexona, Nívea, Dove, Johnson’s), passado alguns anos começou a me dar alergia também; então foi a vez dos desodorantes stick (que eu me lembre, stick usei os da Rexona, foi até aqueles Clinical, porque desde que me lembro de mim eu já transpirava bastante e quanto mais velha eu ia ficando, mais aquele cheiro horrível de suor ia ficando evidente), mais uma vez, depois de alguns anos, tive alergia; finalmente vieram os aerossóis (usei Rexona, Dove, Garnier, Johnson’s), passados mais uns bons anos vieram as alergias.
Procurei dermatologistas, ninguém descobria o motivo exato das minhas alergias. Para não ficar cheirando mal, tentei fórmulas prescritas por dermatologista, que me deram ainda mais alergia.
Comecei a buscar alternativas mais naturais (e olha que tentei TODAS as receitas que encontrei na internet). Todas as receitas que tinham bicarbonato de sódio na composição me deram uma super alergia e também foram descartadas. As que não me deram alergia também não seguravam o cheiro ruim do suor quando eu começava a transpirar (essa bromidrose começou ali na adolescência, não sei como, sei foi algo que peguei ou desenvolvi, não existem explicações claras das causas). Tentei marcas como a Forever (desodorante stick de Aloe Vera) também me deu alergia, tentei o desodorante da Alergoshop, mas não segurava o cheiro ruim, tentei o da marca Alva (Kristall, que é basicamente pedra ume) até fez efeito, mas depois de uns 4 dias começou a me dar alergia também.
No final das contas me sobraram 2 alternativas: o Leite de Magnésia (que funcionava bem até a primeira onda de transpiração, aí precisava higienizar as axilas e passar novamente, o que requeria um banheiro, porque o leite de magnésia, a gente pode até usar um spray para aplicar, mas tem que espalhar com a mão, até a pele absorver e ele secar, senão suja toda a roupa, ou seja em dias em que eu estava na rua, sem ter um banheiro facilmente acessível, ficava na mão e complexada me sentindo a pessoa mais fedida de onde quer que eu estivesse); a outra opção era um desodorante spray e hipoalergênico da Anna Pegova (caríssimo e que assim que eu transpirava eu tinha que reaplicar, se possível higienizando as axilas antes, mas caso não fosse possível, ele quebrava um galho).
O agravante? Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa (que está tentando mudar isso, mas que já sofreu um bocado com isso). Sabe o que isso significa? Que basicamente eu transpirava o tempo todo, não apenas quando estava calor. Ou seja, podia estar aquele frio de doer, mas ainda assim eu transpirava, por conta da ansiedade. No calor, eu praticamente só usava blusinhas sem mangas, porque ao menos ventilava e dava pra secar um pouco do suor. A pior parte do frio é que usamos um monte de roupa para esquentar, e o que acontecia? O corpo esquentava e então eu suava. E o cheiro horrível ficava não apenas na blusinha de baixo, mas nas que estavam por cima também. Sério, uma tristeza a cada vez que eu transpirava e mais uma vez a sensação de estar mega fedida, com a sensação que todo mundo ao meu redor percebia (e deviam perceber mesmo) e mais uma vez isso aumentava minha ansiedade e vergonha e me fazia transpirar ainda mais. Percebem como é um ciclo terrível? Transpiração gera Ansiedade, que gera mais Transpiração e o ciclo se reinicia.
Antes de descobrir sobre essa cirurgia, eu tentei a aplicação de Botox nas axilas. Na primeira vez funcionou lindamente! Parecia mágica, fiquei encantada. Transpirei quase nada pelas axilas. Seis meses depois, na segunda aplicação, a mágica já não foi a mesma, a eficiência não foi tão boa quanto a primeira vez, ou seja, estava pagando caríssimo por aplicação e já não era mais tão eficiente assim, ou seja, voltei a transpirar mais (muito menos do que sem o Botox, mas ainda assim mais do que após a primeira aplicação) e ficar com mais cheiro ruim de suor novamente. Apesar de caras, ainda fiz mais umas 3 aplicações depois dessa, porque ainda era melhor do que sem nada.
Eu soube daquela outra cirugia, que cortava os estímulos nervosos para que não fossem enviados esses sinais de suor para as axilas, mas além de não terem eficiência máxima, normalmente havia uma compensação do corpo e esse suor ia para outras partes do corpo, como o couro cabeludo, mãos ou pés. Não era essa a minha intenção, então descartei essa possibilidade, pois achei que não valia a pena.
Quando eu descobri essa cirurgia, que era local, ou seja, agia no local que me causava esse problema, pesquisei muito a respeito na internet, procurei muito por um médico, porque na internet, basicamente só achava um médico e clínica do sul do Brasil que fazia este procedimento. Eu, em São Paulo, queria alguém que fizesse a cirurgia por aqui, tendo em vista a recuperação e eu não queria ficar num hotel por no mínimo uma semana para me recuperar, queria voltar para casa após a cirurgia, estar nesse processo de recuperação em casa. Achei indicações do Dr. Alexandre Kataoka em fóruns e resolvi procurá-lo e marcar uma consulta com ele, até para entender melhor sobre a cirurgia.
Imaginem, passei aproximadamente 20 anos sofrendo com esse problema, sem encontrar solução alguma (não por falta de buscar), foi uma alegria descobrir uma nova opção que poderia enfim trazer resultados promissores.
Apesar da recuperação pós-operatória ser meio difícil, em especial na primeira semana, fazer esta cirurgia foi uma das decisões mais acertadas da minha vida.
Financeiramente falando, também foi um dos melhores investimentos em mim mesma que fiz na vida.

Resultados:
Creio que ainda é muito recente para eu falar sobre resultados, mas o que posso dizer é que neste meu segundo retorno, minhas axilas estavam sequinhas. Num outro dia, depois de andar quase o dia inteiro até transpirei um pouquinho (bem pouco mesmo, antes minhas blusas ficavam encharcadas embaixo das axilas), mas chegando em casa, nada de cheiro, foi um êxtase! E no domingo passado, saí e fiquei debaixo de um solzão, calor mesmo, mas mal transpirei. E por mais incrível que pareça, mal transpirar nas axilas, me fez transpirar menos no couro cabelo e no resto do corpo também, porque acho que pior do que o calor para me fazer transpirar, era a ansiedade que isso me causava, o medo de ficar cheirando mal me fazia transpirar ainda mais, pelas axilas e pelo corpo todo. Incrível, né?

Comentários

  1. Ola Thati ,gostaria de ver fotos da cirurgia,eu fiz a cirurgia com Scipone retirou apenas as glandulas. A sua cirurgia retirou apenas as glandulas ou a pele da regiao axilar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc achou da sua cirurgia? Gostou do resultado?

      Excluir
  2. Fix a cirurgia ontem. Vou contar todo processo no meu Instagram se quiser acompanhar @layllaohanna
    Vou fazer questão de contar detalhes, pois minha luta é grande contra esse problema à anos sofro com isso e prometi a mim mesma que quando achasse uma solução ajudaria outras pessoas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Muffins

Como eu comecei a fazer mais comidinhas, tive que procurar e experimentar receitas, vou passar a compartilhar algumas aqui. Parmesão com recheio de Palmito e Queijo Prato (imagem: acervo pessoal) Ingredientes: Massa 2 ovos 3 colheres (sopa) de creme de leite 2 colheres (sopa) de queijo parmesão 2 colheres (sopa) de farinha de amêndoas 1/2 colher (sopa) de fermento químico Sal, pimenta e ervas a gosto Recheio Palmito a gosto Queijo prato a gosto Modo de preparo: Pré-aquecer o forno a 200º C. Retirar a pele das gemas (para não ficar com cheiro de ovo) e bater junto com o creme de leite, o queijo ralado, o sal, a pimenta e as ervas. Adicionar a farinha e bater mais alguns minutos. Adicionar o recheio (picado) e mexer para misturar junto à massa. Adicionar o fermento e mexer. Colocar a massa nas forminhas já untadas (podem ser as de silicone, por serem mais fáceis de desenformar), assar por 30-40 minutos ou até ficarem dou

Sobre os hábitos...

Hoje li o seguinte trecho: "Repita, repita e repita, até que o novo comportamento fique arraigado em seu subconsciente (tipicamente 21 dias)." Faz sentido, na alimentação (que era o tema da matéria que eu estava lendo), mas também em tudo. Acho sim que podemos construir novos e bons hábitos em todos os setores da vida, a questão é: "Why the hell it's so hard to do it???" Dá trabalho, dá vontade de desistir, vai contra o que seu cérebro pede, mas ainda assim, se a gente consegue, vale a pena. O que falta então para começar a mudança? Motivação? Talvez. Mas, de fato, seria muito bom insistir até conseguir e criar novos hábitos, progressivamente. Deus queira que eu persista e consiga...